Curso de Direito UniPinhal realiza Júri Simulado no SIMPE
Direito
14/11/2019
No dia 12 de novembro de 2019, às 20 horas, no Auditório do UNIPINHAL foi realizada pelos alunos do Curso de Direito, a já tradicional atividade acadêmica do Júri Simulado.
A atividade fez parte da programação do SIMPE e foi coordenada pelos professores Gabriel Marson Junqueira, Júlio César Muniz e Paulo César Crivelaro.
Os alunos foram divididos em equipes, de acordo com a composição prevista em lei para a realização de um Tribunal de Júri. Assim, houve a distribuição aos acadêmicos de uma situação hipotética do delito de homicídio qualificado pela circunstância do feminicídio, cuja tipificação está previstsa no art. 121, § 2º, inciso VI, do Código Penal.
Para o deslinde da atividade, os alunos foram divididos em grupos, notadamente um grupo para desenvolver a tese de acusação e outro grupo para desenvolver a tese de defesa.
Aos demais acadêmicos foram atribuídas outras funções muito importantes para a realização do Tribunal do Júri, tais como composição do Conselho de Sentença; oficial de justiça; réu e policiais militares.
A função de juiz presidente da Sessão do Júri Simulado ficou a encargo do Professor de Direito Penal e Prática Penal, Paulo César Crivelaro, que nos moldes da proposta pedagógica da atividade, conduziu os trabalhos explicando os aspectos procedimentais do Tribunal do Júri a todos que estavam presentes no auditório.
Os alunos destacados para a acusação e para a defesa realizaram um debate muito qualificado e de apurada técnica para a defesa de suas respectivas teses, sendo que após as exposições, os acadêmicos que compunham o Conselho de Sentença votaram para decidir a situação jurídica hipotética que lhes foi apresentada.
Ao final, de acordo com a decisão soberana do Conselho de Sentença, foi proferida sentença pelo juiz presidente da Sessão do Júri Simulado, professor Paulo César Crivelaro.
Não há como olvidar a importância desta atividade acadêmica que visa conciliar aspectos teóricos e práticos, no contexto da formação dos acadêmicos de direito, uma vez que estes desenvolvem várias habilidades cognitivas, como a capacidade de resolução de problemas, o desenvolvimento de raciocínio lógico e jurídico, assim como a técnica de oratória.

Veja imagens abaixo:

últimas notícias
Letras
05 de Maio, 2021
Muitos devem conhecer o dito popular “diga-me com quem andas e direis quem és”. Podemos dar um passo adiante: “simplesmente diga-me e direi quem és”. Fernando Pessoa já disse que nossa pátria é nossa língua e nada melhor no dia da Língua Portuguesa do que sabê-la e saboreá-la...
Leia Mais
Unipinhal
29 de Abril, 2021
A dança é uma das artes mais antigas da sociedade, sendo uma expressão corporal que transmite emoções, sentimentos e liberdade. Em razão da imensa importância dessa arte, em 1982, foi criado o “Dia Internacional da Dança”, pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)...
Leia Mais


A UniPinhal se renova, cresce e espera por você!

Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-9626

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2021 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000