XVII Semana Acadêmica das Licenciaturas do UniPinhal
Pedagogia, Letras e História
19/06/2019
De 21 a 24 de Maio aconteceu a XVII Semana Acadêmica das Licenciaturas do UniPinhal, cuja temática foi Direitos Humanos e Violência.
A proposta deste trabalho articulado entre os cursos de Letras, Pedagogia e História em 2019, foi o de trabalhar a temática da semana acadêmica através de conteúdos teóricos e práticos, dando abertura para inserções de alunos. Além da apresentação do primeiro Simpósio de Educação das Licenciaturas do UniPinhal, diversas reflexões importantes aconteceram no UniPinhal.
No primeiro dia de evento, a abertura ficou por conta do ator Rodolfo Lima, que trouxe a peça Réquiem para um Rapaz triste, inspirado em textos de Caio Fernando de Abreu, seguido de um bate papo com o ator e os alunos das licenciaturas. Ao segundo dia de evento, a condução ficou por conta dos alunos das licenciaturas, que apresentaram diversas discussões acerca de temáticas trabalhadas no Projeto Integrador dos cursos, e que foram apresentados neste dia de pesquisa conjunta.
Ao terceiro dia de evento, foi o momento onde as licenciaturas se debruçaram de fato em suas áreas específicas de interesse, o curso de Letras recebeu uma oficina de livro artesanal na biblioteca do UniPinhal, conduzida por alunos do curso e a bibliotecária municipal Carla Augusta de Figueiredo. O curso de história recebeu o professor Antonio Valverde, que trouxe uma reflexão riquíssima sobre ética, natureza e violência. O curso de Pedagogia, focou seus trabalhos em oficinas nas temáticas do trabalho do pedagogo no autismo, oferecida pela professora Mayara Bertoli, a arte como mediadora do processo de alfabetização, oferecida pela professora Gisele Morgão, e uma oficina oferecida pela professora Ana Terezinha Mangili, sobre Origami e seus benefícios na educação.
A semana foi finalizada com palestras específicas dos cursos, onde o curso de Letras recebeu a palestra do professor Ricardo Bittencourt, que refletiu sobre a perspectiva da violência através dos textos épicos. O curso de pedagogia recebeu o Dr. José Augusto de Araújo, que falou sobre a saúde das relações na escola e sobre a importância da afetividade. O curso de história encerrou suas atividades recebendo a palestra do professor Fernando Lodono, que falou sobre os selvagens e José dos Santos Atahualpa.
Agradecemos aos apoiadores: Ranchão Coffes e America Idiomas.

Veja imagens abaixo:

últimas notícias
Medicina Veterinária
30 de Novembro, 2020
Um filhote de lobo-guará foi solto em uma área de mata após passar por tratamento médico no Hospital Veterinário do Centro Regional Universitário (Unipinhal), em Espírito Santo do Pinhal (SP). A soltura ocorreu na segunda-feira (16). Segundo a equipe do hospital veterinário, o animal...
Leia Mais
Unipinhal
25 de Novembro, 2020
A Comissão Própria de Avaliação (CPA)/UniPinhal elaborou um novo instrumento de Avaliação Institucional, que foi disponibilizado nas Áreas do Aluno e do Professor...
Leia Mais


A UniPinhal se renova, cresce e espera por você!

Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-9626

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2021 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000