De 21 a 24 de Maio aconteceu a XVII Semana Acadêmica das Licenciaturas do UniPinhal, cuja temática foi Direitos Humanos e Violência.
A proposta deste trabalho articulado entre os cursos de Letras, Pedagogia e História em 2019, foi o de trabalhar a temática da semana acadêmica através de conteúdos teóricos e práticos, dando abertura para inserções de alunos. Além da apresentação do primeiro Simpósio de Educação das Licenciaturas do UniPinhal, diversas reflexões importantes aconteceram no UniPinhal.
No primeiro dia de evento, a abertura ficou por conta do ator Rodolfo Lima, que trouxe a peça Réquiem para um Rapaz triste, inspirado em textos de Caio Fernando de Abreu, seguido de um bate papo com o ator e os alunos das licenciaturas. Ao segundo dia de evento, a condução ficou por conta dos alunos das licenciaturas, que apresentaram diversas discussões acerca de temáticas trabalhadas no Projeto Integrador dos cursos, e que foram apresentados neste dia de pesquisa conjunta.
Ao terceiro dia de evento, foi o momento onde as licenciaturas se debruçaram de fato em suas áreas específicas de interesse, o curso de Letras recebeu uma oficina de livro artesanal na biblioteca do UniPinhal, conduzida por alunos do curso e a bibliotecária municipal Carla Augusta de Figueiredo. O curso de história recebeu o professor Antonio Valverde, que trouxe uma reflexão riquíssima sobre ética, natureza e violência. O curso de Pedagogia, focou seus trabalhos em oficinas nas temáticas do trabalho do pedagogo no autismo, oferecida pela professora Mayara Bertoli, a arte como mediadora do processo de alfabetização, oferecida pela professora Gisele Morgão, e uma oficina oferecida pela professora Ana Terezinha Mangili, sobre Origami e seus benefícios na educação.
A semana foi finalizada com palestras específicas dos cursos, onde o curso de Letras recebeu a palestra do professor Ricardo Bittencourt, que refletiu sobre a perspectiva da violência através dos textos épicos. O curso de pedagogia recebeu o Dr. José Augusto de Araújo, que falou sobre a saúde das relações na escola e sobre a importância da afetividade. O curso de história encerrou suas atividades recebendo a palestra do professor Fernando Lodono, que falou sobre os selvagens e José dos Santos Atahualpa.
Agradecemos aos apoiadores: Ranchão Coffes e America Idiomas.