Alunos de Letras fazem visita técnica à UNICAMP
Letras
30/11/2018
No último dia 27 de novembro, os alunos João Vitor Corezolla Lopes e Ricardo Augusto Ricetti Biazotto, do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês, participaram de uma visita técnica ao Acervo Edgard Cavalheiro, mantido sob a guarda do Centro de Documentação Alexandre Eulalio, no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.
Guiados pelo professor da UNIPINHAL, doutor Sílvio Tamaso D'Onofrio, que em 2017 foi um dos responsáveis pela constituição do acervo, os alunos tiveram o privilégio de passar o dia manuseando livros, documentos, cartas e fotos que pertenceram ao famoso escritor pinhalense, um dos criadores do prêmio literário Jabuti, que faz sucesso até hoje.
Recepcionados pela Diretora Técnica do CEDAE-IEL-UNICAMP, Roberta de Moura Botelho, que gentilmente apresentou todos os setores e serviços prestados pelo Centro, entre eles as oficinas de conservação de livros, o setor de catalogação e também o de digitalização, fornecendo muitos detalhes técnicos, posteriormente os visitantes puseram-se ao trabalho de descrição arquivística do Acervo Edgard Cavalheiro, um trabalho minucioso e que ainda está em desenvolvimento, sendo uma das últimas etapas do processo de estabelecimento oficial daquele acervo. O trabalho de descrição arquivística consiste na elaboração de arquivos em texto descrevendo os itens documentais do acervo, assim procedendo, os descritores servem para orientar os consulentes do acervo quanto ao conteúdo, formato, aspecto, constituição material e informacional dos documentos. Portanto, em fotografias sem registros, por exemplo, busca-se identificar quem são as pessoas retratadas, a época em que o retrato foi feito, o local, o contexto, as particularidades, inclusive do suporte material em si, as dimensões da imagem, se é um registro em filme positivo ou negativo, se é slide ou papel, se há bordas, rasgos, manchas ou dobraduras. Com outros itens documentais o procedimento é semelhante, a descrição arquivística procura registrar e comunicar todas as informações pertinentes a um item do acervo, informações que nem sempre estão visíveis ou são conhecidas por todos. A descrição arquivística é muito útil também no processo de pesquisa e busca no material do acervo porque ela funciona como uma série de “palavras-chave”, ou “tags”, que são utilizadas pelos mecanismos informatizados de pesquisa. Assim, se alguém busca, por exemplo, por informações sobre o escritor Monteiro Lobato no acervo Edgard Cavalheiro, o sistema informatizado vai buscar exatamente nos descritores arquivísticos onde há menção ou referências a Monteiro Lobato, apontando quais e onde estão tais itens no acervo.
Com grande satisfação para todos, João Vitor e Ricardo Biazotto puseram-se a descrever algumas cartas escritas por Edgard Cavalheiro, preciosos e numerosos documentos integrantes deste acervo, muitos em delicado papel vegetal com logomarcas de grandes empresas editoriais da época e alguns contendo belíssimas marcas d'água. São registros magníficos, datiloscritos e também manuscritos, do escritor pinhalense em intensa atividade: suas viagens, suas leituras, os detalhes familiares e a convivência com Monteiro Lobato, Érico Veríssimo e outras personalidades do mundo cultural e empresarial do meio do século 20.
A partir de agora os nomes dos graduandos João Vitor Corezolla Lopes e Ricardo Augusto Ricetti Biazotto, da UNIPINHAL, constam no Acervo Edgard Cavalheiro da UNICAMP como responsáveis pela elaboração de descritores arquivísticos de algumas cartas enviadas por Edgard Cavalheiro.

Veja imagens abaixo:

últimas notícias
Administração
13 de Dezembro, 2018
Tradicionalmente, há mais de 40 anos, o curso de Administração da UNIPINHAL promove a semana de estudos e concomitantemente, há mais de 10 anos, a feira de empreendedorismo. Um dos objetivos desses eventos é colocar em prática o que os professores transmitem em sala de aulas, em outras palavras: praticar a teoria. Concordando com a máxima que diz: “Tentar adquirir experiência apenas com teoria...
Leia Mais
Fisioterapia
11 de Dezembro, 2018
É... um mês começando, um ano quase acabando e certamente o coração cheio de planos! rs E na convicção de que a alegria de fazer o bem acaricia a alma a Turma Alegria continua por aí ;0) Vejam só, a 3ª edição da OLIMPIFISIO na XVIII Semana de Fisioterapia- Unipinhal foi um sucesso e uma das provas foi a arrecadação de produtos em prol do Instituto “Bezerra de Menezes” que foram...
Leia Mais


Conheça a UniPinhal como você nunca viu:

Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-3704
(19) 3661-2405

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2018 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000