Projeto de Aluno do Curso de Letras em Escolas Municipais
Letras
04/10/2018
A ideia do aluno do curso de Letras do UniPinhal Ricardo Biazotto de realizar palestras para as escolas do município, tem como objetivo apresentar um pouco do seu trabalho na literatura, bem como falar sobre escritores pinhalenses do passado e do presente, buscando incentivar a formação dos nossos escritores do futuro.
As palestras aconteceram após convite das próprias escolas, que participaram de concurso de poemas da Casa do Escritor Pinhalense “Edgard Cavalheiro” em parceria com a UniPinhal e queriam que seus alunos conhecessem um pouco da nossa literatura para produzirem seus textos. Por isso apresentei ainda a biografia de Edgard Cavalheiro, José Geraldo Motta Florence, Oswaldo Roberto, Maurício Chaim, Alexandre Staut e alguns outros jovens escritores pinhalenses.
Além disso, a convite do escritor Luiz Gonzaga Tessarine, o aluno apresentou em outra oportunidade, um trabalho sobre o folclore pinhalense, falando sobre as lendas e figuras folclóricas da nossa cidade, como Barão de Motta Paes, Medéia, Pão com carne, entre outros.
Inicialmente o aluno visitou a EMEB “Profª Irene de Oliveira Pereira” e realizou uma apresentação para a EMEB “Profª Maria Aparecida Tamaso Garcia” (essa última nas dependências da Biblioteca Viva Infantojuvenil “Thiago Henrique Tonon Salvi”), para falar sobre os escritores pinhalenses. Também visitou a EE “Profº Benedito Nascimento Rosas” e falou sobre o folclore pinhalense. Sabendo da importância de difundir nossa cultura, a ideia é sempre expandir, Ricardo ressalta que o projeto é atender o maior número de escolas e alunos possível.
Essa é uma experiência muito especial, principalmente quando os próprios alunos dão sinais de que realmente aproveitaram o bate-papo e se inspiraram a escrever ou fazer qualquer outra atividade artística. Fica visível que para eles conhecer alguém de fora, falando coisas que despertam a imaginação, é um grande incentivo para a leitura e até mesmo o estudo. Prova disso é um aluno que após uma das palestras, pediu que a mãe o levasse na biblioteca e passou a tarde inteira lendo, ou então outro que me pediu espaço para contar a sua própria história folclórica.
Ricardo pontua que se em cada apresentação, um aluno se motivar a colocar em prática a leitura ou a escrita, acredito que já será muito importante para a sua formação como cidadão.
O curso de Letras é de extrema importância para o desenvolvimento desse projeto, seja pelo alto nível dos conteúdos apresentados em sala de aula (literários/teóricos e sobre as melhores formas de lidar com os diferentes tipos de alunos, por exemplo) ou por seu interesse em contribuir para o desenvolvimento cultural e intelectual da sociedade pinhalense. A contribuição do curso de Letras, e de todo o centro universitário, apenas engrandece o propósito desse e de outros projetos que podem vir a ser realizados.
COMO VOCÊ VÊ A DIFISÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO EM NOSSA CIDADE?
As escolas fazem um trabalho muito bacana ao explorar o folclore de modo lúdico e educativo, mostrando aos seus alunos que o folclore brasileiro não fica devendo em nada se comparado com o de outras culturas. Ao menos na escola Nascimento Rosas, diferentes disciplinas participaram do projeto de folclore e isso também é importante para que os alunos tenham consciência, desde cedo, a importância que o folclore e a cultura de um modo geral têm para toda a sociedade.
Se um dia quem sabe envolver toda a população, para algo grandioso, será possível tornar a data uma grande referência e quem sabe explorar muito mais o próprio folclore pinhalense.

Veja imagens abaixo:

últimas notícias
Administração
13 de Dezembro, 2018
Tradicionalmente, há mais de 40 anos, o curso de Administração da UNIPINHAL promove a semana de estudos e concomitantemente, há mais de 10 anos, a feira de empreendedorismo. Um dos objetivos desses eventos é colocar em prática o que os professores transmitem em sala de aulas, em outras palavras: praticar a teoria. Concordando com a máxima que diz: “Tentar adquirir experiência apenas com teoria...
Leia Mais
Fisioterapia
11 de Dezembro, 2018
É... um mês começando, um ano quase acabando e certamente o coração cheio de planos! rs E na convicção de que a alegria de fazer o bem acaricia a alma a Turma Alegria continua por aí ;0) Vejam só, a 3ª edição da OLIMPIFISIO na XVIII Semana de Fisioterapia- Unipinhal foi um sucesso e uma das provas foi a arrecadação de produtos em prol do Instituto “Bezerra de Menezes” que foram...
Leia Mais


Conheça a UniPinhal como você nunca viu:

Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-3704
(19) 3661-2405

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2018 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000