O nutricionista pode atuar em diversos segmentos do mercado de trabalho tais como: unidades de alimentação e nutrição, restaurantes, escolas, unidade básica de saúde, em nutrição clínica e esportiva; em centros de saúde; hospitais; na indústria de alimentos além de atividades de ensino e pesquisa.
Na área de Alimentação Coletiva, o nutricionista atua no planejamento, organização, direção, supervisão, gerenciamento, avaliação e elaboração de cardápios em indústrias, hospitais, hotéis, spas, restaurantes e escolas.
Em nutrição clínica, o profissional realiza a avaliação do estado nutricional de pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais, com a finalidade de planejar e prescrever dietas adequadas para cada clico da vida, além da prevenção e tratamento de doenças.
A atuação do nutricionista na área esportiva vem crescendo muito nas últimas décadas devido à importância que a dieta adequada representa para a melhor performance dos atletas em todos as modalidades e níveis de competição.
Em Saúde Coletiva, o nutricionista pode atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e alimentação escolar. Nas UBSs, caracterizados pela atenção primária à saúde, a atuação do nutricionista é muito ampla abrangendo a assistência nutricional, desempenhando atividades de avaliação do estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais sadios e enfermos com a finalidade de planejar e prescrever dietas adequadas para a promoção e manutenção da saúde e prevenção de doenças, considerando as características sociais e econômicas para o planejamento de programas e medidas de saúde pública para a melhora da qualidade de vida da população atendida. Na Alimentação Escolar, a atuação caracteriza-se pelo planejamento, organização, direção, supervisão, gerenciamento e avaliação de serviços de alimentação e nutrição das escolas elaborando cardápios balanceados para a população infantil, além de treinamento de funcionários e outras atividades. A educação nutricional pode também ser desenvolvida na área de saúde coletiva.
No campo do ensino, os profissionais nutricionistas podem atuar como docentes das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição, no ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins, além de direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição.
Muitas outras atividades podem ser desenvolvidas pelos nutricionistas, tais como, estudos dietéticos; auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética; pesquisas nutricionais e de alimentos alternativos para a população, serviço de informações ao consumidor e marketing.