O UniPinhal acredita que para formar profissionais farmacêuticos completos é necessário entender o que o mercado procura. Primeiramente, pelo entendimento do setor farmacêutico, o qual se caracteriza por uma forte dinâmica evolutiva, indistintamente, em seus diversos segmentos e, com abertura para novos nichos, com o saber das necessidades do mercado. Paralelamente a isso, pela atuação do profissional farmacêutico, que cada vez mais evolui junto à profissão de farmacêutico, e abrange uma gama maior e mais complexa de responsabilidades, além da tradicional atuação na fabricação e dispensação de medicamentos, pela atuação como membro integrante das equipes de saúde, assumindo funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.
O Farmacêutico tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde e afins por sua grade curricular extensa e generalizada. Estima-se que o Farmacêutico tenha por volta de setenta e oito áreas de atuação profissional reconhecidas, dentre essas, segue:
Farmácias e drogarias: o farmacêutico atua na dispensação de medicamentos industrializados, fitoterápicos ou homeopáticos, ou também na manipulação e até mesmo na área hospitalar, o farmacêutico tem como responsabilidade a prestação da assistência e atenção farmacêutica.
Análises Clínicas e Toxicológicas: os exames clínicos laboratoriais (sangue, fezes, urina entre outros) e exames toxicológicos (antidoping) são solicitados pelo médico para um melhor diagnóstico e realizados pelo farmacêutico.
Indústria Farmacêutica, Fitoterápica, Cosmética e Alimentos: o farmacêutico é diretamente responsável pela pesquisa, produção, desenvolvimento e controle da qualidade. Fatores que deverão comprovar a eficácia do medicamento ou produto.
Saúde Pública: todas as ações que envolvem o farmacêutico em cada uma das áreas citadas exige-se a Vigilância Sanitária no que se refere ao controle de qualidade de atendimento, higiene, práticas específicas entre outras normas que garantem uma assistência farmacêutica eficaz. Em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais necessitam da Assistência Farmacêutica, importante intervenção do farmacêutico na análise de prescrição, orientação e acompanhamento do tratamento.
Diante dessa realidade, o curso de Farmácia do UniPinhal, procura definir o perfil do farmacêutico para que este obtenha excelência em seu serviço, através da combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma a cumprir o exercício profissional com ética e responsabilidade e para realizar da melhor forma o cumprimento das tarefas básicas que englobam essas atividades.