Engenharia Ambiental
Duração: 5 anos
Modalidade: Presencial
Noturno
Mensalidade: R$ 799,00 (valor para ingressantes 2020)
*Pagamento com vencimento até o dia 8 de cada mês
O Curso
Instituído em 1999, o Curso de Engenharia Ambiental da Unipinhal foi um dos pioneiros na região. Com uma grade curricular consistente e totalmente adaptada ao mercado atual, o curso prima pelo equilíbrio entre tradição em ensino da Unipinhal e modernidade, fazendo com que os egressos sejam rapidamente alocados no mercado de trabalho, a exemplo de empresas públicas, privadas ou consultorias e ainda em cursos de pós-graduação de excelência. Neste contexto, o curso de Engenharia Ambiental conta com disciplinas das áreas das Ciências Exatas e Biológicas. Aulas de cálculo, física, química, fenômenos de transporte e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia, materiais alternativos e hidráulica. Também fazem parte do conteúdo disciplinas profissionalizantes, como tratamento de resíduos e efluentes, tratamento de água para abastecimento, cálculo de emissões atmosféricas, hidráulica ambiental e recursos hídricos, avaliação de impactos ambientais, economia, gestão ambiental, saneamento, modelagem ambiental, planejamento territorial e outras não menos importantes. O estágio é obrigatório, bem como a apresentação de um trabalho (projeto) de conclusão de curso, sendo um projeto na área de meio ambiente. A infra-estrutura da Escola, que oferece apoio de laboratórios para aulas práticas é outro importante diferencial do curso.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o engenheiro ambiental encontra-se em expansão em virtude do aumento das exigências de mercado, das pressões legais e de preocupações nacionais e internacionais com a questão ambiental. Os Engenheiros Ambientais formados pela Unipinhal estão preparados para atuar nas mais diversas áreas da Engenharia como o saneamento (com alta demanda nos últimos anos e com vasto mercado impulsionado por políticas públicas); a mineração (envolve recuperação de áreas degradadas; gestão hídrica e monitoramento ambiental); os estudos ambientais diversos (hidráulica e hidrologia aplicada a obras civis, estudo e avaliação de impacto ambiental); gestão ambiental, licenciamento ambiental e certificações como ISO 14000; entre outras.
Indústrias, empresas de consultoria e órgãos públicos são os setores que mais contratam Engenheiros Ambientais. Uma grande gama de indústrias possui condicionantes ambientais exigidas por órgãos públicos e um departamento de meio ambiente que é responsável pelo cumprimento dessas exigências, bem como cumprir metas ambientais determinadas pela própria empresa. As empresas de consultoria têm representado o ramo que mais demanda este profissional. Essas empresas realizam diversos estudos e projetos, geralmente para o setor industrial, agroindustrial ou público. Já este último, o setor público, tem aumentado consideravelmente o número de vagas destinadas aos Engenheiros Ambientais em seus editais, atraindo principalmente egressos recém-formados.
19 de Outubro, 2017
Ocorreu de 09 a 11 de outubro a XVI Semana de Engenharia Ambiental, o evento foi patrocinado pela Associação Pinhalense de Engenheiros Arquitetos e Agronômos e pela Empresa de Eventos WJR...
Leia Mais
05 de Junho, 2017
A data é um dos principais meios utilizados pelas Nações Unidas para sensibilizar e mobilizar o planeta sobre a importância do meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês)...
Leia Mais
Coordenador do Curso
Prof. Eng. Amb. Euzebio Beli
Prof. MSc. Euzebio Beli Graduado em Engenharia Ambiental (2008) e Administração pelo UNIPINHAL Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (1998), Especialista em Docência no Ensino Superior, e Mestre em Ciência e Engenharia Ambiental Unifal-MG (2014). Atualmente é Professor e Coordenador do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, nos Cursos de Engenharias da Unipinhal e nos cursos de Administração, Biomedicina e Medicina Veterinária. Tem experiência nas áreas de Administração, Gestão e Sustentabilidade, com ênfase gestão e planejamento ambiental, atua como consultor de meio ambiente com 10 anos de experiência.
Tire suas dúvidas com o Coordenador
Diferenciais do Curso
• Um dos primeiros cursos criados no Brasil e reconhecido pelo MEC com nota máxima.
• Aulas práticas em muitas das disciplinas completando em torno de 40% da carga horária total.
• Projeto pedagógico voltado para tecnologias ambientais e planejamento e gestão ambiental
• Uma gama de laboratórios de apoio como: Laboratório de recursos hídricos. Laboratório de operações unitárias. Laboratório de
• Educação Ambiental. Laboratório de microbiologia e microscopia. Laboratórios de química ambiental.
• Estágios monitorados em empresas cadastradas e Iniciação científica.
• Projeto de Extensão “Água doce" com práticas de recuperação de áreas degradadas e planos de Educação Ambiental no município eregião.
• Visitas técnicas e aulas de campo como prática profissional.
• Professores Doutores e Mestres com experiência profissional e atuantes no mercado.
Tenho interesse em fazer


Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-3704
(19) 3661-2405

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2019 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000