59º Premio Jabuti
Letras
05/12/2017
No último dia 24 de Novembro, nossa cidade foi representada no 59º Premio Jabuti, que ocorreu na sala Oscar Niemayer no Parque do Ibirapuera em São Paulo; estiveram presentes na premiação o Presidente da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro, João Batista Rozon, o Diretor de Cultura de Espírito Santo do Pinhal, Paulo Stéfani e o Coordenador do curso de Letras da UniPinhal Prof. Msc. Victor Oliveira Gulart.
A história do Prêmio Jabuti começa por volta de 1958, em um período repleto de desafios para o mercado editorial, com recursos escassos e baixa articulação do segmento. Apesar das adversidades, não faltava entusiasmo aos dirigentes da Câmara Brasileira do Livro. As discussões foram comandadas pelo então presidente da entidade, Edgar Cavalheiro, e pelo secretário Mário da Silva Brito – intelectuais e estudiosos da literatura brasileira –, além de outros membros da diretoria do biênio 1955-1957 interessados em premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.
Por que “jabuti” para nomear um prêmio do livro? A resposta tem explicação no ambiente cultural e político da época, influenciado, sobretudo, pelo modernismo e nacionalismo, pela valorização da cultura popular brasileira, nas raízes indígenas e africanas, nas suas figuras míticas, símbolos seculares carregados de sabedoria e experiência de vida e legados de uma geração à outra. Sílvio Romero, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Luís da Câmara Cascudo, entre o final do século XIX e o início do século XX, foram pioneiros na pesquisa, no estudo e na divulgação dessa rica cultura popular.
Ao longo dos seus 59 anos, o Jabuti passou por transformações. No início, a cerimônia de entrega do Prêmio era feita na antiga sede da entidade, na Avenida Ipiranga. Depois, passou a ser realizada durante as bienais do livro. Mas, o Jabuti ganhou vida própria e os diretores da CBL sentiram a necessidade de criar um evento proporcional à credibilidade do prêmio junto ao mercado editorial e à própria sociedade. Em 2004, ocorreu a primeira grande cerimônia de entrega das estatuetas, realizada no Memorial da América Latina, local onde aconteceu também a entrega do Prêmio Jabuti em 2005. Logo após, a grande festa do livro do Brasil ganhou um dos espaços mais nobres da capital paulista – a Sala São Paulo. De 2014 a 2016, o evento foi realizado no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, em São Paulo.
No Regimento Interno do Prêmio, criado em 1959, constavam apenas sete categorias: Literatura, Capa, Ilustração, Editor do Ano, Gráfico do Ano, Livreiro do Ano e Personalidade Literária. Atualmente, são contempladas todas as esferas envolvidas na criação e produção de um livro, passando pela Adaptação, Ilustração, Capa, Projeto Gráfico e Tradução, além das categorias tradicionais como Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Reportagem, Biografia e Livro Infantil. A partir de 2017, o Prêmio Jabuti passa a contemplar duas novas categorias: Histórias em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Esta última, conta com o apoio do Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro resultado da parceria firmada entre a CBL e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Por sua abrangência, o Jabuti é considerado o maior e mais completo prêmio do livro no Brasil.
É motivo de muito orgulho para Pinhal, ter o pinhalense Edgard Cavalheiro como fundador do prêmio em sua passagem pela CBL, assim como estar representada nesta 59ª edição de uma das premiações mais importantes da cultura brasileira contemporânea.

Veja imagens abaixo:

últimas notícias
Fisioterapia
08 de Dezembro, 2017
No dia 28 de novembro, os discentes do 10º período acompanhados pela Profa. Mariana F. O. Alveti realizaram uma visita técnica ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o qual orgulhosamente, dois egressos do Unipinhal - Glauco José Adami e Caio Dovigo – são servidores...
Leia Mais
Letras
05 de Dezembro, 2017
No último dia 24 de Novembro, nossa cidade foi representada no 59º Premio Jabuti, que ocorreu na sala Oscar Niemayer no Parque do Ibirapuera em São Paulo; estiveram presentes na premiação o Presidente da Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro, João Batista Rozon, o Diretor de Cultura de...
Leia Mais


Conheça a UniPinhal como você nunca viu:

Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-3704
(19) 3661-2405

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2017 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000