n Unipinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo de Pinhal
A Engenharia Mecatrônica integra a mecânica, a eletrônica e a informática no projeto e fabricação de produtos, no controle de processos industriais e comerciais. O engenheiro mecatrônico tem uma área de atuação muito diversificada, pode atuar nas áreas de automação e controle, robótica, sistemas mecânicos e automação em indústrias automobilística, eletroeletrônica, naval, aeronáutica, alimentos, energia, petroquímica, entre outras. Pode trabalhar em setores industriais, comerciais e de serviços, sendo responsável pela modernização, automação e otimização desses processos, atuar em empresas de engenharia, projetando e integrando sistemas computacionais para automação industrial, desenvolver produtos de instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais.

O Engenheiro Mecatrônico precisa dispor de fortes conhecimentos em sua área profissional que agrega as habilidades de engenharia mecânica aos conceitos e técnicas de informática, eletrônica e eletrotécnica. É um profissional capaz de desenvolver software e linguagens de programação, além de projetar sistemas digitais e controladores lógicos programáveis.
A Engenharia Mecatrônica se apresenta como uma tendência no desenvolvimento de produtos, na automação, na competição globalizada dos produtos manufaturados, na natureza da engenharia e da sociedade. Dentro desta nova realidade, o impacto da mecatrônica e por consequência da automação em nossa sociedade não pode ser colocado em segundo plano. Ela tem influenciado a vida das pessoas, mesmo daquelas que não trabalham diretamente nas áreas técnicas. O profissional da mecatrônica irá influenciar significativamente na forma como o trabalho é dividido entre homens e máquinas, não apenas em fábricas, mas também nos escritórios, nos hospitais e até mesmo em nossas casas.

À medida que a aumenta a automação nos processos industriais e nos setores de serviço o engenheiro mecatrônico tem o seu mercado de trabalho ampliado, podendo atuar em diversos setores da indústria (automobilística, metalúrgica, siderúrgica, mecânica fina, têxtil, cerâmica, entre outros), no setor de serviços, na área biomédica e também na agroindústria.


Valor para ingressantes 2017: Matrícula: R$ 1,194.20
Mensalidade c\ desc.: R$ 913.56
Duração: 4 anos
Período: Noturno
Autorização: Resolução CSA nº 04 de 31/08/2007
Reconhecimento: Portaria nº 541, de 24/10/2013, publicada no DOU de 25/10/2013
Coordenadora: Profa. Dra. Monica Luri Giboshi

Conheça nossas parcerias com os maiores institutos de educação do Brasil, oferecendo as mais diversas oportunidades para nossos atuais e futuros alunos.

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal / SP
CEP 13990-000

(55 19) 3651 - 9600
0800-70 70 701
www.unipinhal.edu.br