Engenharia de Computação
Duração: 4 anos
Modalidade: Presencial
Noturno
Matrícula: R$ 1.265,85
Mensalidade com desconto e pontualidade: R$ 968,37
O Curso
O Curso de Engenharia de Computação é fundamentado em um conjunto de conhecimentos necessários para o projeto e construção de hardware e software.
O hardware consiste na parte física de um computador (ou qualquer outra máquina digital), suas estruturas e componentes, além de seus periféricos (tais como teclado, mouse e monitor). Nessa área, o engenheiro de computação faz a integração de circuitos eletrônicos em uma máquina e desenvolve placas de conexão entre equipamentos e seus acessórios.
Na área de desenvolvimento de software, o engenheiro de computação cria programas de computadores e aplicativos para os mais diversos fins, tais como jogos digitais, aplicativos para dispositivos móveis (celulares e tablets), programas personalizados para determinadas áreas, programas embarcados (software para o funcionamento de televisores, máquinas de café, máquinas de costura, etc.), entre outros.
Outra área em que um engenheiro de computação pode atuar é o campo da automação industrial e robótica. Ele pode desenvolver robôs e sistemas automatizados para indústrias em geral. Este profissional também pode atuar no projeto e gerenciamento de redesde computadores em qualquer empresa.
A carreira acadêmica é mais uma opção para um engenheiro de computação, que pode ministrar aulas para cursos técnicos e profissionalizantes. Para os que optam por continuar seus estudos fazendo especialização, mestrado ou doutorado, existe a opção de trabalhar em universidades como professores e pesquisadores.
O Curso de Engenharia de Computação do UNIPINHAL está em sintonia com as diretrizes do MEC, sendo considerado o melhor curso da região, conforme nota do último ENADE. O Curso também possui registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
Mercado de Trabalho
No progresso de sua carreira profissional, agregando experiência prática e aperfeiçoamentos realizados, os egressos deverão estar capacitados a assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, seja de execução, gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades e responsabilidades técnicas inerentes à função (diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, professor, dentre outras):
1. Desenvolvimento de Sistemas de Software.
2. Planejamento de Capacidade e Projeto de Redes e/ou Sistemas de Telecomunicações.
3. Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Aplicações, Produtos e Serviços em Redes e/ou Telecomunicações.
4. Projeto, Desenvolvimento e Implantação de Sistemas Integrados de Redes e/ou Telecomunicações (Sistemas Convergentes).
5. Manutenção de Software.
6. Reengenharia de Software.
7. Gerenciamento de Configuração e Engenharia de Software.
8. Gerência, Operação e Manutenção de Sistemas de Redes e/ou Telecomunicações.
9. Desenvolvimento de Métodos e Ferramentas da Engenharia de Software.
10. Desenvolvimento e Gerenciamento de Banco de Dados.
11. Planejamento e Controle de Qualidade de Software.
12. Desenvolvimento e Manutenção de Métodos e Técnicas de Automação e Controle.
13. Especificação e Projeto de Integração de Sistemas Automatizados.
14. Especificação, Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Informação
15. Desenvolvimento de Projetos de Computação gráfica.
16. Ensino e Pesquisa.
28 de Novembro, 2017
No dia 23 de Novembro a UniPinhal foi convidada a participar da Semana de Estudos da E.E. Provedor Theófilo Tavares Paes em Monte Sião – MG. Nesse evento os alunos participam de palestras, apresentações culturais, demonstrações de...
Leia Mais
13 de Novembro, 2017
Os alunos do 6º nível de Engenharia de Computação do Unipinhal, Arthur Elídio da Silva e Lucas Zenaro, participaram do XLV Congresso Brasileiro de Engenharia...
Leia Mais
Coordenadora do Curso
Profa. M.Sc. Patrícia Aparecida Zibordi Aceti
Na coordenadoria do curso contamos com a professora MSc. Patricia Aparecida Zibordi Aceti, Mestre em Sistemas de Informação pela PUC Campinas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNICAMP-UNIMEP, Especialista em Análise de Sistemas pela PUC Campinas e Tecnológa em Processamento de Dados pela FPE. Com mais de 25 anos de experiência na área acadêmica como professor, supervisor de estágio e coordenador do Curso de Engenharia de Computação da Unipinhal e 28 anos de experiência profissional em computação. Possui vasta experiência na área de computação e automação, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação e Análise de Sistemas, Engenharia de Software, estágio supervisionado em computação, administração e coordenação de cursos de graduação.
Tire suas dúvidas com a Coordenadora
Diferenciais do Curso
O Curso de Engenharia de Computação do Unipinhal é oferecido, atualmente, em quatro anos. Esta redução no tempo de curso (outras instituições oferecem cursos semelhantes em cinco anos) não traz prejuízos à formação do aluno, uma vez que todo o conteúdo a ser estudado encontra-se otimizado na matriz curricular do curso. Assim, o aluno adquire os conhecimentos necessários para se tornar um profissional sólido e se apresentar ao mercado de trabalho mais rapidamente.
Contribui para que o aluno se forme mais rapidamente o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação em sua rotina escolar. No Curso de Engenharia de Computação os alunos tem acesso a uma plataforma de educação a distância logo no primeiro ano do curso. Assim, através de estudos realizados online, sempre com o apoio de um professor e do coordenador do curso, nossos alunos podem se aperfeiçoar mesmo não estando presentes na sala de aula, por exemplo, através de cursos online sobre matemática financeira, desenvolvimento de jogos, etc.
A rápida colocação no mercado de trabalho também é um diferencial do Curso de Engenharia de Computação do Unipinhal. No decorrer do curso, os alunos tem sempre à sua disposição uma grande oferta de estágios, em empresas de diversos segmentos e portes. Ao longo de sua história, este curso tem colocado alunos que se formam em posições de destaque e liderança em grandes empresas multinacionais, tais como IBM, Motorola, Stefanini, International Paper, Mahle, Delphi, Data Center do Banco Itaú, etc.
O Curso possui uma Empresa Junior legalizada e em funcionamento para atender a comunidade externa que necessita de recursos e treinamentos relacionados à computação, automação e informática.
Possui convênio com a Microsoft através da Aliança Acadêmica, onde os alunos tem direito a fazer download de softwares da referida Empresa.
Possui 9 laboratórios exclusivos do curso para atender com eficiência as aulas práticas.

Projetos de Pesquisa com publicações Internacionais, conheça em:
http://www.engenharia.unipinhal.edu.br/
Tenho interesse em fazer


Unidades

Campus I
Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
(19) 3651-9600

Biblioteca
(19) 3651-9614

Secretaria
(19) 3651-9600

SAC
0800 - 70 70 701

Campus II
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário
Saída para Jacutinga

Hospital Veterinário
(19) 3651-3704
(19) 3661-2405

Sítio Experimental

Laboratório Gastronomia

Campus III
Av. Antonio Costa, s/n
Jardim Universitário

Centro Esportivo e Lazer

© Copyright 2017 departamento de
Marketing UniPinhal / CTI
Contate-nos

0800 - 70 70 701
www.unipinhal.edu.br

Endereço

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal/SP
CEP 13990-000