n Unipinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo de Pinhal
É a técnica de preparar alimentos e bebidas e gerir restaurantes. O técnico em gastronomia entende de segurança alimentar e de elaboração de cardápios de restaurantes de cozinha nacional, internacional, hotéis, restaurantes, bufês, empresas e hospitais. Ele tem capacidade para produzir pratos simples e muito elaborados, como os de confeitaria e cozinha industrial.

É o gastrônomo quem confere o funcionamento da cozinha e da sua administração, contratando e treinando pessoal, elaborando e pesquisando tabelas de preço, negociando com fornecedores e clientes e desenvolvendo estratégias de marketing que possam aumentar a rentabilidade. Ele pode ainda prestar assessoria para a abertura de um restaurante ou na mudança de cardápio de um estabelecimento já em funcionamento.
Os melhores postos do mercado são em cozinhas internacionais, como chef de cozinha. A gastronomia é uma área que está em alta e a maior demanda do profissional está no eixo Rio-São Paulo e na região Sul, porém o mercado é crescente no Nordeste. A instalação de hotéis e resorts de luxo têm abastecido o mercado com boas e promissoras vagas de trabalho.

O gastrônomo pode:

• Elaborar e preparar cardápios sofisticados de acordo com a cozinha comandada;
• Especializar-se em confeitaria, preparando pratos decorados doces e salgados;
• Prestar assessoria e consultoria para restaurantes novos ou já em funcionamento;
• Vistoriar cozinhas industriais e restaurantes para verificar o cumprimento das regras de segurança alimentar;
• Criar pratos novos e
• Administrar todo o funcionamento de um restaurante.


Conheça nossas parcerias com os maiores institutos de educação do Brasil, oferecendo as mais diversas oportunidades para nossos atuais e futuros alunos.

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal / SP
CEP 13990-000

(55 19) 3651 - 9600
0800-70 70 701
www.unipinhal.edu.br