n Unipinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo de Pinhal
Proporciona ao aluno que identifique e realize a prática profissional em diferentes áreas e contextos; o reconhecimento das necessidades individuais e coletivas de saúde e de vida da comunidade; a intervenção e responsabilidade pela qualidade da assistência de enfermagem prestada ao ser humano, família e comunidade; o gerenciamento do processo de trabalho em enfermagem; a atuação junto ao ser humano considerando sua dimensão holística, integrando as ações de enfermagem às ações multiprofissionais; o planejamento, a implementação e a avaliação, de maneira contínua, de programas de educação e promoção à saúde e de vida ao ser humano, família e comunidade e aos trabalhadores de saúde.

O curso de enfermagem é oferecido segundo a Resolução CNE/CES nº 4, de 6 de abril de 2009 em 10 semestres ou 5 anos, com carga horária de 4.139 horas, o qual foi reconhecido pelo MEC através da Portaria de Reconhecimento n. 775, de 07 de novembro de 2008 e publicada no D.O.U. de n. 218 de 10 de novembro de 2008.

Os estágios curriculares supervisionados são oferecidos em instituições do município e região, supervisionado por docentes com experiência teórico e prática, com número reduzido de alunos por grupo, afim de proporcionar melhor qualidade na supervisão da prática baseada em evidências. Os alunos realizam visitas técnicas e participam de eventos regionais e estaduais com a organização da coordenação e da instituição de ensino. São estimulados a desenvolver projetos de pesquisa e extensão, além da participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos.
O Enfermeiro deve ser um profissional com capacidade para:

• Atuar com flexibilidade, discernimento e eficiência, aplicando métodos e técnicas adequadas;
• Ser atualizado com novos métodos que respondam às expectativas, características, necessidades e dinâmica das organizações;
• Pensar criticamente a respeito da realidade que o circunda;
• Tomar decisões, considerando o planejamento das atividades e os riscos envolvidos no processo;
• Trabalhar em equipe, reconhecendo e valorizando as diferenças individuais e mobilizando as pessoas para alcançarem objetivos comuns;
• Adaptar-se a mudanças;
• Aprimorar-se por meio de aprendizado contínuo;
• Comunicar-se de forma eficiente e eficaz, oralmente e por escrito;
• Empreender, de forma inovadora e criativa;
• Dominar conhecimentos teóricos e práticos.


Conheça nossas parcerias com os maiores institutos de educação do Brasil, oferecendo as mais diversas oportunidades para nossos atuais e futuros alunos.

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal / SP
CEP 13990-000

(55 19) 3651 - 9600
0800-70 70 701
www.unipinhal.edu.br