n Unipinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo de Pinhal
O Curso de Engenharia Ambiental do Unipinhal é presencial, com corpo docente composto de 30% doutores, 45% mestres e 15% especialistas. Tem em seu quadro 25% de profissionais engenheiros ambientais lecionando.
O currículo do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL foi concebido para dar condições a seus egressos para demonstrar uma série de conhecimentos e capacidades, como:
a) conhecimentos sobre meio ambiente e sua dinâmica com formação interdisciplinar, integrada e abrangente sobre os processos (físicos, químicos e biológicos) envolvidos;
b) conhecimento e prática da abordagem experimental;
c) capacidade de trabalhar em equipe;
d) senso econômico-financeiro;
e) autonomia para uma educação continuada.

Quanto às habilidades, os egressos do curso de Engenharia Ambiental do UNIPINHAL são capazes de:
a) projetar e conduzir experimentos, assim como analisar e interpretar resultados;
b) planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia ambiental;
c) identificar, formular e resolver problemas de engenharia ambiental;
d) desenvolver e/ou utilizar ferramentas e técnicas modernas para o exercício da prática da engenharia ambiental;
e) avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
O engenheiro ambiental tem suas atribuições profissionais reconhecidas pelo sistema CONFEA/CREA que regulamenta as atividades com base na Resolução 447 de 22/09/2000 e que estabelece suas atribuições e competências com base na Resolução n. 218 de 29/06/1973 e ainda Resolução 1010 de 22/08/2005, todas do CONFEA.
Os profissionais formados estão preparados para as oportunidades em Gestão Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, Manejo e Gestão de Bacias Hidrográficas, Recuperação de Áreas Degradadas, Uso Conservação e Ocupação do Solo, Saneamento, Tratamento de Efluentes industriais e Sanitários, Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Resíduos Sólidos.
As transformações ocorridas em todas as áreas sugerem a necessidade de que o conhecimento seja construído de forma continuada. Por isso, o Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Unipinhal proporciona condições objetivas para que o aluno possa identificar e adequar-se a essas mutações. Para tanto, faz-se necessário um curso que atenda aos desafios lançados pela globalização, oportunizando, ainda, a formação de profissionais com capacidade de trabalhar em equipe, sintonizados com as relações multiculturais que norteiam as organizações e com as emergentes necessidades de crescimento efetivamente sustentável.

O sucesso profissional do Engenheiro Ambiental resulta da interação das seguintes competências:

• ter sólida formação técnica, científica e profissional geral que o capacite a absorver, desenvolver e propor novas tecnologias na área ambiental, voltadas ao controle e monitoramento da poluição e mitigação dos impactos negativos.
• identificar e avaliar os recursos naturais, propor sua utilização racional no âmbito da Engenharia Ambiental, contemplando a sustentabilidade do meio e o bem estar social.
• atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas relacionados ao meio ambiente, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade.

De uma forma geral, este profissional consegue integrar conhecimentos de várias áreas (engenharia, economia, sociologia, legislação ambiental e educação ambiental), bem como ser capaz de induzir a capacidade de comunicação e de trabalhos em equipes de formação heterogênea com uma visão integrada do meio ambiente.


Conheça nossas parcerias com os maiores institutos de educação do Brasil, oferecendo as mais diversas oportunidades para nossos atuais e futuros alunos.

Av. Hélio Vergueiro Leite, s/n
Jardim Universitário
Espírito Santo do Pinhal / SP
CEP 13990-000

(55 19) 3651 - 9600
0800-70 70 701
www.unipinhal.edu.br